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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Observações sobre a identificação projetiva como forma de comunicação em um caso de avaliação-intervenção
Maria Angela Favaro Nunes, Bruno Gomes Valente
Páginas: 103 - 114

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de compreender o fenômeno da identificação projetiva que se originou em um processo de avaliação-intervenção sob a orientação psicanalítica, no atendimento de uma criança e sua família. A análise do material teve como eixo primevo as concepções de Klein e Winnicott a fim de descrever as aproximações e distanciamentos no decorrer dos encontros, sustentando as reflexões sobre a relação construída. A totalidade dos atendimentos foi marcada pela comunicação não-verbal do paciente. Sobretudo os gestos, as poucas vocalizações e os sentimentos despertados no autor tornaram-se as vias possíveis de uma comunicação. Com o holding oferecido pelo setting, o menino começou a fazer atividades por iniciativa própria, espalhando tintas e cola, fazendo montagens com papeis, uns sobre outros. O rolo de papeis servia para uma montagem no próprio corpo, tal como o fio da seda, na busca de um continente para sua mente nascente, emergente no encontro com um ego auxiliar, mente-casulo para abrigar. A experiência do atendimento e as discussões na supervisão mostraram a importância do vínculo com o paciente que favoreceu a identificação da dor mental e abertura com vistas à expansão do espaço mental a partir da dupla.

Descritores: Criança; Contratransferência; Psicanálise